sábado, 1 de fevereiro de 2020

Coronavírus: Possivel origem na alimentação

Um estudo conduzido por cientistas chineses e publicado no Jornal de Virologia Médica levanta suspeita de que o surto de coronavírus no país asiático possa ter relação com uma iguaria local: a sopa de morcego.

"Os resultados obtidos em nossas análises sugerem que o 2019‐nCoV [nome oficial do novo vírus] parece ser um vírus recombinante entre o coronavírus de morcego e um coronavírus de origem desconhecida", afirmam os autores.
O novo coronavírus já infectou cerca de 12000 pessoas desde o fim de Janeiro, sendo que 259 delas morreram. Os principais sintomas são febre e problemas respiratórios, incluindo pneumonia.

Além da China outros 23 países já confirmaram casos da doença. Apesar de não ter uma alta mortalidade é um vírus que preocupa as autoridades a taxa de letalidade calculada com base nos últimos dados oficiais divulgados pelas autoridades locais é de 3%. A MERS (síndrome respiratória do Oriente Médio), outro tipo de coronavírus, possui taxa de mortalidade de 39%. O ebola chega a 60%.

Na epidemia de SARS (síndrome respiratória aguda grave), ocorrida na China devido a uma mutação de coronavírus, em 2003, quase 10% das 8.098 pessoas infectadas morreram.

Esse vírus pode ter surgido devido a alimentação dos chineses, pois é, muito comum na China sopa de morcego e de outras coisas nada apetitosas pro nosso paladar ocidental e isso nos mostra como ter uma boa alimentação pode nos livrar de ficar doentes e de se contrair vírus, bactérias e parasitas letais. É muito importante comer alimentos bem cozidos e de boa procedência feitos na hora e bem conservados para que nós não sejamos o foco de uma possível epidemia global.

CORONAVIRUS: Sopa de morcego pode ter relação com surto de coronavírus na China